quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um dois três, p** no c* do português! (Brasil x Portugal, na China)

Lucas Paio, de Beijing.



Depois de assistir a duas partidas do Brasil em horário, no mínimo, féladapulta (2h30 às 4h15 da manhã), o jogo contra Portugal veio numa hora boa, literalmente falando: dez da noite de uma sexta-feira. Aproveitei a oportunidade para me juntar aos conterrâneos num bar em Sanlitun, distrito consular-etílico com mais estrangeiros por metro quadrado do que o bondinho do Pão de Açúcar. A Lúcia, campineira que mora em Beijing há 2 anos e meio (e escreve o blog Lu na China), me falou que a brasileirada iria em peso para o Luga's. Juntei a galera e lá fomos nós.

A Adidas armou até um campodefutebolzinho ao ar livre pra galera.

A noite começou com um jantar carinho, mas apetitoso, na pizzaria La Pizza (eita nome criativo), de proprietário e pizzaiolo italianos de raiz. A TV exibia uma reportagem de um canal italiano sobre a derrota patética da Azzurra no dia anterior, com direito a trilha de "Coooon teeeee partiróóóó", e o pizzaiolo lá vendo aquilo, deprimido. Se bobear até cortou umas cebolas na hora pra disfarçar o choro.

O Luga's é convenientemente localizado em frente ao La Pizza, mas não sabíamos disso e passamos a percorrer a ruazinha em busca do lugar. Ambulantes vendiam camisas e bandeiras do Brasil e, apurando o ouvido, já dava pra ouvir alguns transeuntes falando português. Encontrei o estabelecimento e três tiozões vestindo camisa do Brasil, que ali bebiam uma cervejinha pré-jogo, me informaram que o Luga's que exibiria a partida era outro. Dois bares na mesma rua com o mesmo nome. Brilhante.

Chegamos ao Luga's certo e boa parte das mesas da área externa, onde colocaram o telão, já estavam ocupadas. O garçom disse que do lado de dentro tinha muitas mesas disponíveis, mas eles mostrariam o jogo da Coréia do Norte com a Costa do Marfim (?!). "Tem muitos outros bares aqui em Sanlitun, é só darmos uma volta que a gente acha". Sim, bar tinha aos montes, mas todos cheios também (os lusitanos também vieram em peso), e a única área externa com telão e mesas vagas cobrava 100 kuai (R$ 26) de consumação por pessoa. Com os preços abusivos de Sanlitun, provavelmente gastaríamos até mais que isso, mas vai explorar sua avó, né.

 Debaixo desse Zakuminho tem um chinês suando em bicas.

Voltamos ao Luga's – cujo nome chinês é Lukasi, idêntico ao meu próprio nome chinês –, fizemos mágica pra caber todo mundo na mesa e observamos o lugar encher paulatinamente até lotar. Nunca vi tanto brasileiro junto em Beijing. A grande maioria vinha com camisa do Brasil, e teve um que chegou com o conjunto completo, camisa, calção e meião, ai de nós. A TV era de um canal americano e tinha narração em inglês, mas justo na hora de começar o troço danou a dar pau, a imagem travava toda hora e a galera começou a vaiar, claro. Trocaram para a tradicional CCTV 5 mas fizeram uma gambiarra para manter a narração em inglês. Logo agora que eu já tava me acostumando com expressões futebolísticas em mandarim, tinha que agüentar o sotacão americando dizendo "Crrristiénou Rrrounaldou".

A brasileirada no Luga's: loiro, morena, careca, cearense.

O zero a zero de dar sono não desempolgou o pessoal. Do hino, que cantamos na íntegra (tá bom, só até o primeiro "Pátria amada, Brasil") apesar de no estádio só tocarem um pedacinho, até o apito final, foi uma profusão de cantorias, berros, vaias e gritos evidenciando a gentileza brasileira para com os adversários: "Um, dois, três, p** no c* do português!", "Ronaaaaaldoooooooo viaaaaadooooooo" e quejandos. O bar ainda teve a infeliz idéia de distribuir cornetas pra galera (corneta mesmo, de som agudo, não era vuvuzela. Ainda não me decidi qual tortura mais).

A chinesa na nossa mesa olhava meio assustada, acho que nunca presenciou um zoológico daqueles.
Eu devia ter cantado pra ela: "isso aqui ô ô... é um pouquinho de Brasil iaiá...". Imagina se a Seleção jogasse direito. Beijing ia virar um Carnaval.



Aí, Thales. Na China a gente canta até o final!


Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Bernardo, o Silvino1 de julho de 2010 às 16:32

    Tinha uma Dona Maria ali gritando mais que todo mundo. Só deu pra ouvir a voz dela. No mais, os preços aí estão parecidos com os daqui. Último jogo lá se foram R$ 25,00 de consumação. Pelo menos deu pra beber bastante.

    ResponderExcluir

Seja na China, ou seja no Brasil, tenha a certeza que alguém está agradecendo o seu comentário!