sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tratado sobre ela, a vuvuzela.

Não chuta, não defende, não cabeceia,não da instruções. Em contrapartida é quem mais faz barulho.
Dividindo atenções com a Jabulani e o Maradona, ela, a vuvuzela, talvez seja a grande protagonista dessa Copa. Se o futebol do Kaká fizesse tão barulho quanto ela, a vuvuzela, mereceria um post só pra ele. Como não faz, inicia-se aqui o tratado sobre ela, a vuvuzela.


De todas as cores e modelos, e nações. O mercado vuvuzelano é movimentado na África do Sul. Elas vêm pintadas com a bandeira da África do Sul, em modelos que desmontam em dois para fácil transporte na mochila, com alças para carregas, ou com panos que a enfeitam com as cores e os nomes das nações participantes do torneio. Sem falar das mais simples, monocolores e baratas.

Espanha ou Alemanha? Essas vuvuzelas podem todas estar em uma semifinal de Copa.

Os preços variam, e alguns modelos esgotam. Nos meus primeiros dias de África me encantei por uma com um pano dos Bafana Bafana, sempre procurando o melhor preço, nunca comprava. Acabou que o tal modelo acabou, e eu acabei com uma verde sem graça que usaria para torcer para a Nigéria e depois daria para algum conhecido no Brasil. Criei uma relação de amor após 4 jogos soprando-a, me apaixonei pelo seu verde bandeira e seu som angelical. Hoje, não troco por nenhum trompete.

Verde que te quero verde.

Os preços variam de acordo com as emperequetudes que a vuvuzela tem, o som é o mesmo, mas o visual é que define o valor de mercado. As mais simples, monocolores, variando entre o preto, amarelo, verde e azul, custam cerca de 30 rands, ou R$8. Se for querer com um pano, com as cores e nome do seu país sai por 100 rands, cerca de R$30. A moda entre turistas é a pintada com a bandeira sul-africana (tá na foto do começo, junto com a verde), que se separa em dois para botar na mala, 120 rands R$35. A mulherada, sempre querendo a mais cara, escolhe essa aí embaixo, toda emperequetada com missangas e balagandãs do que se supõe ser um artesanato africano. Além de fazer barulho, a vuvuzela também é arte!

Pra mamãe, fica a vuvuzela cheia de não me toques!

Além do "como foi?" ou do "que jogos você viu?" ou até mesmo do "quanto custa um ingresso de um jogo de Copa?", a pergunta que mais escuto nessa volta ao Brasil é "putz! e a vuvuzela incomoda demais?". Todos, como vocês, ficam abismados quando a resposta é "Não, não incomoda nem um pouco". Não sei o que acontece, na TV incomoda, no estádio, não. A não ser aquelas pessoas que vão aos estádios achando que vão para a ópera, e querem conforto e alcochoamento. É tranquilo, é só um barulho. O incômodo é só se alguém sopra no seu ouvido, mas a educação reina, e todos miram o barulho para cima.. A vuvuzela original, registrada e feita por um monopolista, vem com um aviso singelo, em alto relevo, proibindo a sopração no ouvido alheio. Além de um dizer "orgulhosamente sul-africano".

Civilidade mode on.

Não incomoda no estádio mas machuca a boca. Minha boca, assim como a canela do Elano, ficou contundida na volta ao Brasil e só nesse último jogo pude voltar a soprá-la com todo o vigor. Sim, se sopra como um berrante, e isso em um plástico de baixa qualidade, somado ao frio só pode resultar em uma boca ficou toda perebada. 

Não se enganem brazucas! No fervor da Copa qualquer Loja Gujoreba sai por aí anunciando vuvuzelas por vender. Já vi e soprei essas brasileiras, que são até parecidas, mas não tem a capacidade de espalhamento sonoro e o som grave que as vuvuzelas lá da África tem. Por incrível que pareça, parece que o Brasil ainda não atingiu a tecnologia necessária. E vuvuzela é vuvuzela, aerofone de cerca de um metro de comprimento, tocada em forma de berrante, de som grave e gerador de polêmica. Me irrita esse movimento que prevalecerá pós-Copa, onde qualquer corneta vai ganhar a alcunha de vuvuzela. 

Se você ainda não viu, veja clicando aí o vídeo do primeiro contato meu e do meu pai com ela, a vuvuzela. Já evolui bastante após esse momento em um pub sulafricano e, por incrível que pareça, meu pai também!

Ainda resta um exemplar original de vuvuzela africana aqui em casa, sem dono. Então, se você quiser adotá-la é só comentar esse post, clicando ali embaixo em "comentários", comentar o que achou do tratado, e dar um palpite sobre quem serão os 2 finalistas da Copa. Quem acertar fica com ela, a vuvuzela amarela!

O Zakumi é meu, a vuvuzela amarela pode ser sua!



Share |
Related Posts with Thumbnails

14 comentários:

  1. velho, vou fazer o meu palpite sinistramente, como acredito no dunga mas não acredito no kaká, e o elano parece que tá fudido... vo tirar o Brasil da parada.

    meu palpite é Argentina X Holanda

    ResponderExcluir
  2. então, mesmo com a desclassificação do Brasil, eu não apostaria nele na final. eu faria o mesmo chute do Guedes... já que não dá, chutarei:

    Alemnha e Holanda.

    vamos ver no que dá.

    Luiza Maria.

    ResponderExcluir
  3. Opa, curto o som da vuvuzela, agora que descobri que não incomoda (no estádio) quero a minha.

    Holanda X Espanha e campeão inédito.

    Arthur Freitas (história)

    ResponderExcluir
  4. Thales, primeiro parabéns pelo blog! estou sempre acompanhando.

    e meu palpite seria Holanda x Alemanha, mas como ja foi.. vai Holanda x Paraguai


    Helena Coelho

    ResponderExcluir
  5. A final vai ser Uruguai X Paraguai! La Celeste vai ser campeã com uma magnífica testada de Loco Abreu e a paraguaia Larissa Riquelme vai sair pelada assim mesmo! haha Saudações fogohorizontinas e parabéns pelo site!! Carlyle

    ResponderExcluir
  6. Não tem como não colocar Holanda x Alemanha na final..... Aaaah, depois de ler esse post quis demais a vuvuzela!!!

    ResponderExcluir
  7. Se não pode repetir meu palpite é: Uruguai e Alemanha!!! e acho q deveria ter uma vuvuzela do Fogão!!! abraços

    ResponderExcluir
  8. um bom esforço retórico para nos convecer sobre as vantagens das vuvuzelas. Mas continuo conservador a esse respeito e espero que a moda não pegue por aqui. Se é para fazer barulho, sou partidário de um para apoiar o time, não a massa sonora uníssona da vuvuzela.
    Meu palpite é Holanda e Espanha na final, mesmo que os torce para os são paulinos do Uruguai.

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita, muita raiva dessa mania de chamar toda corneta aqui do Brasil de vuvuzela... Meus irmãos ganharam uma corneta vagabunda de plástico com um som agudo chatíssimo e chamam de vuvuzela... Por isso acho que mereço ganhar a original para mostrar lá em casa... Meu palpite é Uruguai X Alemanha, com Alemanha campeã. O que acontece se mais de uma pessoa acertar a final?

    ResponderExcluir
  10. Se mais de uma pessoa acertar, eu invento uma regra e as pessoas que acertaram disputam!

    ResponderExcluir
  11. aaah.. se for assim, já q o Paraguai saiu fora, eu digo Holanda x Alemanha!

    ResponderExcluir
  12. E ai Thales..

    Acompanhei o blog (de forma mais ou menos assídua, rsrs) e parece ter sido muito doida a viagem... Menos a parte de ter ficado perdido procurando um aeroporto, no meio do nada... rs
    E agora é esperar 2014, já que nessa copa nós fomos comida de leões!
    Mas, querendo ganhar essa Vuvuzela, dou meu palpite: Alemanha e Holanda na final..
    Precisa falar o vencedor?

    No mais é isso ai.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Thales, muito legal o seu blog. E você não quer ser jornalista, você já é.
    Essa postagem sobre as vuvuzelas ficou muito boa. Fiz um balanço da copa no meu blog e coloquei um link pra ela.
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir

Seja na China, ou seja no Brasil, tenha a certeza que alguém está agradecendo o seu comentário!