quinta-feira, 3 de junho de 2010

Uma Copa, três mundos.

Muito se fala, muito se prepara, muito se pergunta quando o assunto é a Copa do Mundo. Onde vai ver os jogos? Com quem você vai ver? Já comprou a cerveja? Ta liberado do trabalho? Nosso "querido" Marcio Lacerda, prefeito de Belzônte, monta estrutura para 8 mil pessoas na Praça da Estação. No Rio, a FIFA monta um "FIFA Fan Fest", estrutura gigante para milhares de populares se aglomerarem para ver o Felipe Melo.
  Um FIFA Fan Fest, em Frankfurt na Copa 2006, e a Praça de Estação, que volta a receber o povo.

Apesar de toda essa pataquada, o fato é que a maioria das pessoas prefere o conforto de sua casa, ou a cerveja gelada e o lugar que sobra no sofá da casa dos outros. Assistir a Copa é reunir-se, desculpa para cerveja, é o lindo momento em que o genro responde a sogra, no meio do jogo, o que é impedimento, e responde de bate-pronto, a réplica da mãe de sua amada quando ela pergunta "mas o Brasil é o de amarelo ou o de azul?".

Pataquada por pataquada, aqui em casa, a Copa do Mundo é coisa séria. Pouca gente assiste além dos habitantes da casa, é proibido questionar muito e a festa fica é pra depois do jogo. É fundamental assistir, pelo menos por aqui.

Aqui em casa, a Copa do Mundo não chega ao ponto de mudar a estrutura familiar, mas consegue, nos meses anteriores, mudar a estrutura da sala de TV. A cada quatro anos é batata dizer: ao contrário da cabeça do Dunga, a sala de TV vai mudar durante o ano da Copa. Dois sofás, uma TV simples, um móvel com telefone, e um móvel com qualquer outra coisa com utilidade decorativa, assim começou 2010. Primeiro veio uma TV nova, comprada após o chefe de família perceber as maravilhas do mundo da TV digital, high definition, quês fala. E é demais. A imagem impressiona, e já se pensa que não se tem mais a desculpa da qualidade da imagem para ver o Galvão, o mundo digital livrou-nos dessa mala. Ledo engano: o HD vem junto com um delay de uns 10 segundos na imagem. Enquanto a bola tá no campo de defesa, na casa do vizinho ele já tá buscando a cerveja depois de comemorar o gol. Jogo do Brasil não dá. 
Tamo junto de novo! 

Como Copa aqui em casa é coisa séria, isso não importa  tanto. São 64 jogos, e só 7 (ou menos) tem o Brasil. Como Copa aqui em casa é coisa séria, Argélia contra Eslovênia é clássico, e vai ser uma grande experiência ver a peleja na nova TV, junto com a segunda aquisição de Copa de 2010, uma poltrona. Sim, meus caros, uma nova poltrona! Se você é um cidadão influenciado pela cultura anos 90, como eu, vai se lembrar de Joey e Chandler no seriado Friends em suas poltronas junto com o pato e a galinha. Aqui é igual, tirando o fato de não ter galinha, do Pato não ter sido convocado para a Copa, e de ter uma poltrona só, apelidada, com justiça, de "Poltrona do Papai".

Joey e Chandler, na "Poltrona do Papai"

Com toda a estrutura montada, o "estádio" pronto, a criminalidade controlada, os meios de transporte em perfeito estado, só faltando a cerveja gelada... eis que fomos surpreendidos novamente. Penso ainda não ter a habilidade da escrita para passar com a emoção que ela representa a tal informação, por isso prefiro apenas contar: ganhei uma promoção para assistir a Copa do Mundo na África do Sul. 

Passagem de ida e volta, 9 noite de hospedagem no Resort Sibaya Lodge, em Durban, ingresso para Brasil x Coréia do Norte, o famigerado city tour e um acompanhante. Nada mais junto que liberar a "poltrona do papai" para a mamãe, chamando o próprio papai para me acompanhar nessa peripércia.


Aí surgem as perguntas que não me canso de responder nas duas últimas semanas: Qual promoção? Que dia você vai? Como você ganhou? Você nasceu virado para Lua? Me leva?

Tudo isso eu respondo em um próximo post, mas deixo vocês com o desafio responsável pelo meu prêmio. Basicamente é ver essa imagem aí embaixo, e tentar descobrir uma senha, uma palavra só, que represente tudo que está na imagem, ou que esteja escondida por aí. Se você conseguir em menos de 5 horas poderá falar que se tivesse visto a promoção, acertaria a palavra, e iria para a Copa no meu lugar. Mas como no futebol não existe o "se"...

Clica aí na imagem para aumentar!


Share |
Related Posts with Thumbnails

8 comentários:

  1. Thales, meu caro!

    parabéns pela idéia... vc aproveitou da sorte para realizar uma pesquisa de "campo". Tome cuidado sobretudo nas áreas despoliciadas, o Chico Maia me falou que o pau quebra solto nas periferias e que, mesmo nos lugares turísticos, não dá pra ficar de bobeira depois das 18:00h.
    Grande abraço,
    Euclides

    ResponderExcluir
  2. Thales, tenho que te dar os parabéns. Muito difícil esse desafio. Só sei qualé a palavra pq tá na net.

    ResponderExcluir
  3. Legal velhos. Andre (O pai do Chines) na Russia...

    ResponderExcluir
  4. Thiago Mamute,

    Chegou bem perto, digamos que você consguiu chutar a bola e bater nas duas traves!

    Como chegou nessa quase-resposta?

    ResponderExcluir
  5. Olha Thales, eu juntei as letras espalhadas. Mas pra formar 'knowledge' faltou o 'n'. Aí eu tirei o 'n' do Napoleão que estava em destaque. O 'n' foi a única pista que tirei da imagem em si. Mas também eu não fiquei muito tempo pensando. Afinal, já não valia mais nada mesmo ehehehehehe.

    ResponderExcluir
  6. Mano, acho do caralho, vc ai na Copa! Deve ser pirante a sensação de estar ai com milhões de pessoas todas pelo futebol. Adorei o post, manda ver e lava a alma dos brasucas que não podem estar ai... bjos

    ResponderExcluir

Seja na China, ou seja no Brasil, tenha a certeza que alguém está agradecendo o seu comentário!