segunda-feira, 5 de julho de 2010

Entrevista: Zhuyu, uma chinesa que virou torcedora


Lucas Paio, de Beijing

Zhuyu, 30 anos, é uma chinesa da província de Xinjiang, no extremo noroeste do país, famosa por seus freqüentes conflitos étnicos. Ela saiu da inóspita cidadezinha onde mora e ensina inglês para estudar a língua de David Beckham na populosa Beijing. Além disso, é namorada do meu amigo belga, que embora não possa torcer pelos Diabos Vermelhos nessa edição da Copa do Mundo, acompanha a grande maioria dos jogos. Antes do Mundial começar, Zhuyu não parecia nada empolgada: a idéia de ver vinte e dois marmanjos perseguindo uma jabulani por 90 minutos soava tão interessante quanto as lições do meu livro-texto de mandarim. Mas foi só a bola rolar que ela passou a assistir aos jogos, ler notícias na internet e opinar sobre a zaga holandesa ou o contra-ataque veloz dos alemães.

Logo após a surra de 4 a 0 da Alemanha na Argentina, o Uma Copa Dois Mundos conversou com Zhuyu sobre a Copa do Mundo e a visão chinesa sobre o maior evento esportivo do nosso planetinha azul.

Uma Copa, Dois Mundos: Então. O que você achou do jogo de hoje?
Zhuyu: Acho que foi um jogo maravilhoso. Foi o melhor que eu já vi.

Por que? De que forma essa partida foi diferente das outras?
Alemanha contra Argentina... Eu achava que a Alemanha seria melhor e faria um a zero, dois a um, algo assim. Quatro a zero foi bem inesperado.

Esta é a primeira Copa do Mundo que você acompanha, não é?
Sim.

E as Copas anteriores? Você não gostava de assistir futebol? Por que você não via?
Antes eu não sabia como acompanhar, não entendia as regras do jogo. Mas esta Copa é a primeira vez que assisto com meus amigos, e eu comecei a entender alguma coisa. Eu gosto, é um esporte interessante de ver.

Você sabe como o time da China normalmente se sai em Copas do Mundo?
Pelo que eu sei, a seleção chinesa não participa muito.

E você sabe quando eles jogaram a última vez?
Ouvi falar que o último jogo da China foi contra a França, e eles ganharam, mas eu não sei porque não classificaram para a Copa do Mundo.

Nas últimas Olimpíadas a China não participou do campeonato de futebol, participou?
Eu não assisti. Eu só acompanhei essa Copa do Mundo agora. (Nota do Entrevistador: na verdade a China participou sim, perdeu para o Brasil e não passou da primeira fase.)

Então, sobre a Copa. O que você tá achando? Quais são os melhores times, qual te deixa mais feliz, qual te deixa mais triste?
Com certeza eu acho que a Alemanha é o melhor time. Fico feliz em vê-los jogar. E o que me deixou mais triste, acho que é a Coréia do Norte.

Coréia do Norte. Por quê?
Hm, eu não sei por que, eu só queria que eles fizessem um gol, especialmente aquela vez contra Portugal.

Eles perderem feio. Você ficou bem triste, eu lembro.
Hehehe pois é. Desta vez eu também sinto muito pelo Maradona.

Porque?...
Eu acho que ele é um ótimo jogador, e tem um afeto profundo pelo futebol.

Ele foi mesmo um ótimo jogador, mas não está jogando agora, é só o técnico.
É, mas eu acho que ele deve estar muito triste agora.

É, aposto que sim. Hahaha...
Laurens (namorado da Zhuyu, sentado ao lado, que também torceu contra a Argentina): Hahahaha...

E para quais outros times você torce? Não os que você acha que são os melhores: os que você torce.
Antes eu também torcia pelo time da Itália.

Por quê?
Eu ouvi dizer que eles eram um bom time. Mas eu vi um jogo, eles perderam, então... é uma pena.

Algum outro?
Sim. Acho que dessa vez eu gosto muito do time da Alemanha. Porque eu ouvi dizer que eles são um time mais jovem, a idade média dos jogadores é 20, 21, por aí. Mas eles jogaram muito bem, acho que eles têm muito potencial.

E quanto a Portugal?
Oh, Portugal! Pois é, hehehe... Eu gosto da seleção de Portugal por causa do C-Luo. Eu gosto bastante do C-Luo. (Nota do Entrevistador: "C-Luo", como esclarecido no post "A Copa, o Cristiano Ronaldo e o pão árabe quentinho", é o nome achinesado do Cristiano Ronaldo.)

Por que você gosta dele?
Não sei por que, acho que ele corre muito rápido, e às vezes ele fica simplesmente parado ali mas quando alguém passa uma bola ele chuta para o gol bem rápido.

Você não gosta dele pela aparência?
Ah, ele também é muito bonito. Hahaha... Espero que Portugal possa ir mais longe da próxima vez.

Ontem você viu o Brasil perder para a Holanda.
É...

Como foi o jogo pra você?
Eu sinto muito pelo Brasil. Acho que no começo eles jogaram muito, muito bem, e eu achei que a seleção da Holanda não ia ganhar. Mas não sei por que, no segundo tempo a situação mudou. Acho que os jogadores brasileiros perderam confiança, não conseguiam jogar bem. Mas eles ainda são um bom time.

Quando você lê sobre a Copa do Mundo em jornais e sites chineses, eles apóiam algum time específico?
Sim, quando eu leio jornais chineses na internet, o povo chinês espera que algum time asiático vença, mas eles nunca se classificam. Se tem um time que quero que vença um dia, quero que seja a Coréia do Norte. Se não for a Coréia do Norte, espero que seja a Coréia do Sul. Se não for a Coréia do Sul, então que seja o Japão. Hehehehe...

Você estuda inglês em Beijing, e sua sala é cheia de pessoas de sua província natal. Seus colegas acompanham a Copa, sabem o que está rolando, gostam de futebol?...
Sim, eu sei que alguns dos meus colegas assistem futebol todos os dias, e até se encontram à noite para ver as partidas de 2h30 da manhã. Eles gostam de acompanhar os jogos.

Eles torcem para algum time em especial, ou só gostam de ver o que está acontecendo?
Não sei, eles só falam sobre os times, não torcem para nenhum especial, acho que eles só gostam de assistir aos jogos.

Você sabe onde a próxima Copa vai ser?
Eu sei: Brasil!! Porque um dos meus amigos é do Brasil!

Ah, e quem é o seu amigo?
Lucas! Hahaha...

Haha ok. Então... você tem algum palpite de quem vai ganhar esta Copa?
Acho que... hmm... a Alemanha vai ganhar a Copa. E também ouvi alguém dizer que a seleção alemã é um "hēimǎ", em chinês.

É o que?
"Hēimǎ ". Significa que eles jogaram muito bem, acima do que esperado. (Nota do Entrevistador: a expressão significa, literalmente, "cavalo negro". É o equivalente à nossa popular "zebra". Como um time favorito ao título pode ser considerado zebra, aí é que eu não sei.)

E eu que apostei 50 kuai com um amigo holandês no resultado de Brasil x Holanda?



Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Bernardo, o Silvino5 de julho de 2010 às 21:09

    E o legal é que foram comentários bem abalizados!

    ResponderExcluir

Seja na China, ou seja no Brasil, tenha a certeza que alguém está agradecendo o seu comentário!